TREINAR NO
INVERNO

Conheça as vantagens de treinar no inverno

Se exercitar é uma boa escolha, mesmo tendo que enfrentar o frio.
Existem mais de 10 benefícios para quem treina nessa época do ano.

De junho até setembro é um ótimo período para iniciar o famoso Projeto Verão e garantir o tão sonhado shape para os dias de sol. Porém, muitas pessoas acham difícil encontrar motivação para treinar e se contentam com desculpas.

O que a maioria das pessoas não sabem, é que a temperatura mais baixa traz muitos benefícios. Segundo o professor Daniel Santos da Panobianco, é uma grande aliada na hora do treino, com melhora da saúde física e mental.

Veja abaixo as diversas vantagens de enfrentar o clima gelado e ir para a academia:

Maior Queima de Calorias

Os treinos em dias frios estimulam o metabolismo, promovendo maior gasto calórico. Isso porque o corpo trabalha mais para se manter aquecido e, consequentemente, contribui para a perda de peso.

Aceleração do Ritmo dos Treinos

É importante manter a constância, seguir uma rotina e isso inclui treinar no inverno. Afinal, se o corpo se acostumar com o ritmo dos exercícios, facilita a progredir e a não perder a forma.

Aumenta a Resistência e Fortalece a Imunidade

A temperatura fria atua como anti-inflamatório natural, acelerando a recuperação pós-treino. Além disso, o organismo precisa se adaptar a temperaturas mais baixas. Essa exposição eleva o trabalho do sistema imunológico, diminuindo a possibilidade do surgimento de doenças.

Melhora da Qualidade do Sono

Quanto menor é a temperatura, maior é a liberação de melatonina, o hormônio que estimula o sono. Também, ao gastar energia, o corpo fica mais relaxado e facilita a dormir.

Estímulo ao Sistema Cardiovascular

O coração acelera o batimento e isso o fortalece. “O clima gelado faz com que os vasos sanguíneos se contraiam pra aumentar o calor corporal e o coração trabalha mais pra bombear sangue pro corpo inteiro, aumentando a resistência cardiovascular”, explica Daniel Santos.

Sensação de Bem-Estar e Melhora do Humor

Não é só o corpo que recebe ajuda, a mente também é beneficiada. “No frio, transpiramos menos ao realizar atividades físicas e liberamos mais endorfina pelos neurotransmissores do que no calor, dando uma sensação maior de bem-estar”, disse Santos.

Aumento da Força Muscular

A produção de células musculares aumenta no inverno, melhorando a circulação sanguínea e promovendo o crescimento do músculo.

Mais Foco e Determinação

Treinar nessa época do ano exige muitas vezes superar obstáculos, o que ajuda a desenvolver clareza mental, resiliência e mais foco e determinação.

O professor pontua que, para quem almeja resultados, o frio é apenas uma engrenagem. “Não é só treinar nesse período. É necessário um estilo de vida saudável e frequência de treino, para que no inverno possa potencializar todos os resultados. Além disso, aumenta a resistência e facilita para se exercitar no calor”, finaliza.

Depois de tantos motivos para ir à academia, aproveite para conhecer uma unidade da Panobianco: panobiancoacademia.com.br/unidades